A nossa viagem a São Miguel - Açores

São Miguel - Açores 

Nota Inicial: Este blog foi baseado na nossa viagem e na nossa opinião pessoal.



"Como seria à ilha à seis séculos, como seria aquilo que viram os primeiros que cá chegaram?" *(1)

"O que os primeiros marinheiros viram, foi uma ilha coberta de uma vegetação tão densa, que era difícil andar terra adentro. Espécies desaparecidas já na Europa, e que constituem sobretudo a floresta Laurisilva, por n
ela abundarem os louros."

“ Em São Miguel a água é uma presença constante. Se não está à vista, está o verde, que é seu filho.”*(1)


Dia 1 - Capelas

Chegada ao aeroporto de Ponta Delgada, vindos de Lisboa, pela hora de almoço. Após recolha do carro, fizemos o caminho para Capelas por uma estrada ladeada de hortênsias e pastagens.
Optámos por ficar alojados fora de Ponta Delgada, num pequeno e agradável hotel, mas com todas as comodidades.

Aproveitámos a tarde para uma visita pela Vila de Capelas.

"Capelas é uma bonita vila pertencente ao concelho de Ponta Delgada, famosa pela sua antiga tradição baleeira que durante muitos anos foi uma das principais actividades e fontes de riqueza da região."

Monumento aos pescadores

"A tromba do elefante"

A Zona balnear dos Poços é excelente para uma banhoca de fim de tarde, muito bem arranjada, fácil de estacionar e com um caminho pedonal pelos miradouros da freguesia.

Durante a nossa estadia, pudemos experimentar os restaurantes Moby Dick e Sabores do Velho ambos em Capelas. Ainda perto do hotel, em São Vicente Ferreira, o restaurante Solar do Rei dos Frangos.


Zona balnear dos Poços - Capelas


Dica do dia: Se não vai em excursão, deve alugar carro com antecedência, só assim consegue usufruir de tudo o que a ilha tem para oferecer.



Dia 2 - Sete Cidades

A partir de Capelas, e através das freguesias rurais de Ponta Delgada, rumámos em direcção às Fajãs lávicas de Mosteiros e Ponta da Ferraria, vale a pena descer, para uma visita às piscinas naturais existentes em ambos. 

"Mosteiros é uma pitoresca freguesia pertencente ao concelho de Ponta Delgada, localidade de forte ligação com o mar. O pitoresco Porto de pesca, assim como as piscinas naturais, conhecidas por Poço da Pedra, são os grandes atractivos da freguesia."


Mosteiros

Paragem no Miradouro do Escalvado com vista para as fajãs de Mosteiros e Ferraria.

"A Ponta da Ferraria fica no extremo ocidental da ilha, e a sua particularidade é que aqui a nascente termal fica no mar, pelo que pode tomar-se banho de mar a uma temperatura que pode chegar aos 28º C."

Ferraria



Iniciámos aqui a subida ao maciço rochoso das Sete Cidades, com descida à Cratera onde se localiza a povoação de Sete Cidades e é possível passear à beira das lagoas verde e azul. Existe também a possibilidade de fazer canoagem na Lagoa azul e ainda um lindíssimo passeio pedestre em volta da Lagoa verde.
Pode ainda almoçar-se ou tomar uma bebida junto à Lagoa azul.


Lagoa Azul

“ O espaço é imenso, o silêncio parece abafar até os ruídos que por acaso se ouçam, o verde das encostas e dos cumes irmana-se com o azul do céu e do mar na mais perfeita das harmonias.” *(1)


Lagoa Verde

"A Lagoa das Sete Cidades é o maior lago de água doce dos Açores, situado nas crateras vulcânicas que formam a Ilha, sendo constituído por duas lagoas (a Lagoa Verde e a Lagoa Azul). A Lagoa, cuja profundidade máxima atinge os 33 metros, e o comprimento máximo de 4,2 quilómetros, está rodeada de verdejantes campos de cultivo, emoldurada por belíssimas encostas escarpadas que lhe conferem um ambiente bucólico e idílico sem igual. "


Iniciamos, depois do cafezito, a subida ao Miradouro da Vista do Rei,
assim chamado por os Reis D. Carlos e D. Amélia aí terem parado em Julho de 1901, aquando da sua visita à ilha.
A vista sobre a cratera é incrível, a imponência das montanhas que ladeiam a cratera e as lagoas é arrebatadora. 
Neste miradouro encontram-se as ruínas do hotel Monte Palácio.


“Pode já ter-se visto mil fotos e documentários, mas em nada se consegue imitar a realidade.”*(1)


Miradouro da Vista do Rei




Lagoa de Santiago e Lagoa do Canário( “dos canários” assim chamada porque ali perto uns naturais das Canárias pastorearam cabras e ovelhas), as mais notáveis de cerca de uma dúzia delas no espaço de 2 km para Sudeste. (Lagoa Rasa, Lagoa das Éguas, Lagoa do Pau a pique, Lagoa das Empadadas, Lagoa do Carvão, Lagoa do Caldeirão grande, Lagoa do Peixe, Lagoa da Achada, Lagoa das Canas, Lagoa dos Lourais e Lagoa da Prata).

Lagoa de Santiago



Lagoa do Canário

Envolvente à Lagoa do Canário

Na descida para a cidade de Ponta Delgada, paragem no Miradouro do Pico do Carvãoaqui tem-se uma vista incrível sobre o lado Este da Ilha, e consegue-se simultaneamente vislumbrar o mar na costa norte e sul da ilha.

Vista do Miradouro do Pico do Carvão

Seguimos para Ponta delgada em busca de um restaurante para o almoço, pois já se fazia tarde...

Dica do dia: Não é fácil encontrar restaurantes bons e a preços acessíveis, há zonas da ilha que nem se encontram restaurantes, uma boa solução passa por levar almoço (sandes, água e fruta), e fazer piquenique num dos parques de merendas (há um em cada curva, quase).


Dia 3 - Nordeste e Furnas

Logo pela manhã, uma viagem rápida pela SCUT até ao concelho do Nordeste e Vila com o mesmo nome. Este concelho é considerado o mais florido dos Açores, com os seus jardins e cascatas.

"O Nordeste é uma Vila, sede de um concelho, pleno de beleza natural e uma vegetação exuberante, situada na zona mais acidentada da Ilha, a região espelha bem a magnificência da natureza desta Ilha, como é visível nos vários miradouros que vão surgindo pela costa."

Nordeste “…ali onde a ilha começou a ser feita, há mais de quatro milhões de anos…” *(1)

Não houve tempo para subir ao Pico da Vara o ponto mais alto da ilha a 1105m de altitude, onde vive o Priôlo, uma das aves mais raras do mundo.
Dizem que nos dias em que o céu se apresenta limpo é possível ver a ilha de Santa Maria.


Paragem no Miradouro da Ponta do sossego, com um grande, lindíssimo e bem tratado jardim, um dos miradouros mais bonitos da ilha.

Vista do Miradouro da Ponta do Sossego
Na vila do Nordeste pode ainda apreciar-se a Zona balnear da Boca da Ribeira, a partir do miradouro, ou descer por uma estrada muito íngreme e estreita (funciona com semáforos).

Zona balnear do Nordeste - Piscina da boca de ribeira

Pequena paragem no Parque da Ribeira do Guilherme, junto à antiga ponte, agora substituída por um viaduto mais acima! Para além de uma pequena cascata, tem um moinho de água recuperado.


Parque da Ribeira do Guilherme

Mais um Miradouro, desta vez o da Vigia de Baleia na Vila de Algarvia, também este com um jardim e zona de piqueniques, o que aliás não falta em toda a ilha, são parques para piquenique, uma boa opção para a hora de almoço, pela dificuldade de encontrar restaurantes em algumas zonas da ilha.

Vista do Miradouro de Algarvia

“ O viajante não sente cansaço, porque cada recanto visto é um prémio para a longidão da jornada.”*(1)


Parque da Ribeira dos Caldeirões
Sem dúvida um parque a visitar, com uma ribeira onde pode experimentar a pratica de Canoeing, ver cascatas, Lagos e até usufruir de um agradável almoço na esplanada do Snack Bar que aí se encontra.


Parque da ribeira dos caldeirões


"A cascata “Véu da Noiva” dá as boas-vindas, rasgando o verde da encosta e caindo sobre uma ponte de granito. As águas cristalinas correm depois para um lago e continuam a sua viagem pelo parque, onde encontramos um complexo de 5 moinhos de água do século XIX e mais duas cascatas deslumbrantes."



Cascata Véu da Noiva com cerca de 12m de altura


Miradouro Pico do Ferro
Permite ver a imensidão da cratera onde se localiza a cidade das Furnas e a Lagoa com o mesmo nome, a descida é a pique e tem um percurso pedonal de 1,7km.



Vista do Miradouro Pico do Ferro



Furnas (cidade e lagoa)


Sem dúvida o local da ilha mais emblemático, por todas as razões, consegue unir-se o belo e o horrível... O belo das paisagens e o assustador que é imaginar estar por cima de caldeiras de água em ebulição, que quase nos fazem sentir que estamos a passear sobre um vulcão que pode acordar a qualquer momento!

Na realidade chegámos a ver fumo a sair por entre as árvores e até de uma tampa de saneamento...
É verdade que o cheiro a enxofre não é propriamente agradável, mas é notável o fenómeno vulcânico que se observa da água a borbulhar, que aliás pudemos observar também na Caldeira velha e nas Caldeiras de Ribeira Grande, nesta última onde também se faz o cozido.

Não provámos o cozido, mas fica para a próxima...


“Furnas, um dos lugares do mundo mais conhecidos, mais estudados e mais admirados”*(1)


"Caldeiras" Fumarolas na Lagoa das Furnas


Lagoa das Furnas



“ As furnas não são um lugar para se dizer como é, mas para se ver como é.”*(1)


Panelas do cozido das Furnas



Parque Terra Nostra
Horário 10h-18h em Agosto, jardim não fumador.
Entrada paga 8€ adulto, 4€ criança (3-12), grátis (0-3).

“Parque Terra Nostra, o mais exótico dos Açores, foi criado por Thomas Hickling, primeiro cônsul dos EUA nos Açores.”*(1)

Este parque com mais de 2 séculos de existência tem 12,5 hectares de jardins e matas e um tanque de águas termais. 


Vegetação exuberante

Tanque de águas termais
Nestes tanques pode-se aproveitar para um banho com água quente (sai a 39ºC), aliás, com a quantidade de locais onde se pode tomar banhos, seja nas praias de areia, nas piscinas naturais de mar, nos complexos balneares ao longo da costa, ou ainda nas caldeiras de água quente (Parque Terra Nostra e Poça da D. Beija), ou nas cascatas (Caldeira Velha), é sempre bom andar preparado com um fato de banho e toalha de praia.


Jardins de água

Parque Terra Nostra - Jardins

O Parque que possui mais de 3000 espécies de árvores e arbustos, tem ainda zonas de jardim especificas dedicadas a: Flora endémica do Açores, Fetos, Vireyas, Azáleas, Cyclades e Camélias.



Parque Terra Nostra - Lagos de nenufares


Miradouro de Sta Iria  
De volta ao hotel, naquele que foi o dia em que percorremos mais quilómetros na Ilha, tempo ainda para uma paragem no Miradouro de Sta Iria, com uma vista para toda a costa norte da Ilha.



Vista do Miradouro de Sta Iria


Dica do dia: Para quem gosta de caminhadas recomenda-se uns bons sapatos ou sapatilhas para caminhar, há sítios lindos.


Dia 4 - Ribeira Grande


Começamos o nosso 4º dia desta aventura pela Fábrica de Chá Gorreana. Entrada não é paga, pode fazer-se todo o circuito desde a apanha da folha até à embalagem. No final tem uma sala onde se pode provar o chá. 
Tem ainda uma pequena sala onde passam um filme, está muito interessante, é em português e tem legendas em inglês. Tem ainda  a loja onde pode adquirir todo o tipo de chás produzidos.
Entretanto começou a chover e não nos foi possível visitar as plantações...


Fábrica de Chá Gorreana


Plantações do Chá


Lagoa de S. Brás 
Outra lagoa a não perder, com uma boa estrada que começa frente à famosa fábrica de chás Gorreana.

"A Lagoa de São Brás está localizada no concelho da Ribeira Grande, na freguesia de São Brás. Tem uma profundidade apenas de cerca de 2 metros e está a 610 metros de altitude."


Porto Formoso


Praia dos Moinhos
Porto formoso é uma pequena povoação no lado norte da ilha, e concelho de Ribeira Grande. A sua zona balnear, praia dos moinhos, tem uma agradável zona de campismo, e umas ruas pitorecas com casas  de fim de semana e alojamento local.


"A freguesia de Porto Formoso fica situada na costa norte da ilha, o seu nome advém-lhe do seu porto, abrigado ao fundo de uma belíssima enseada, daí formoso."

Ribeira Grande

"A Ribeira Grande é uma das 3 cidades da ilha de São Miguel, localizada na costa norte da mesma. O jardim em redor da ribeira e a sua ponte com arcos de pedra são um óptimo local para relaxar depois de uma visita a outros locais deste concelho."

Paragem para almoço na esplanada à beira mar, no restaurante Alabote, que recomendamos pelo peixe fresquíssimo. A visitar o Jardim do Paraíso e a zona balnear desta cidade.

Zona balnear de Ribeira grande


Caldeiras de Ribeira Grande
Mais uma vez pode observar-se a água em ebulição com cheiro a enxofre, e é uma alternativa às Furnas para provar o cozido. Existe um restaurante muito concorrido, junto às Termas.



Miradouro da Belavista
Mais uma paragem, desta vez na subida para a Lagoa do Fogo, com uma vista sobre a costa norte da ilha... antes e depois deste miradouro encontram-se vários poços geotérmicos, e a central Geotérmica, que produz cerca de 40% da energia consumida na ilha.


 “ A flora ia mudando com a subida. Cada vez mais primitiva, mais selvagem, mais pura. Até ser praticamente só musgos e queirós”.*(1)


Vista do Miradouro da Belavista



Lagoa do Fogo
Lagoa do Fogo, porque ali o vulcão adormecido despertou em 1563.


“A perfeição absoluta. Há quem lhe chame a mais bela.”*(1)



Caldeira velha
Horário 9h-20:30h (em Agosto)
Entrada paga 2€ adulto, 1€ criança (3-12), grátis (0-3).

"A Caldeira Velha, em Ribeira Grande, é um Monumento Natural e Regional, e faz parte da Reserva da Biosfera. Está situada na cratera no Vulcão do Fogo e tem fumarolas, zonas de desgaseificação, e uma nascente de água termal. Existem duas poças de água quente: uma pode chegar aos 25 graus e outra, com água da fumarolas, que varia entre os 35 e os 38 graus."


Localizada a meio caminho da subida à Lagoa do Fogo, não parámos na subida, uma vez que iríamos descer por aqui, a estrada continua para Ponta Delgada.Os miúdos aproveitaram para uma banhoca nas águas termais férreas.

Caldeira Velha


Praia de calhetas
De volta ao hotel uma paragem em mais uma zona balnear, há bastantes em todas a costa norte e principalmente na costa sul da Ilha


Praia de calhetas



Dica do dia: Levar fato de banho, chinelos ou sapatos de água e ainda toalha, nunca se sabe quando aparece um local idílico para tomar uma banhoca!



Dia 5 - Vila Franca do Campo e Lagoa


Vila franca do Campo foi a 1ª capital da ilha, destruída, quase por completo, no terramoto de 1522.


Lagoa do Congro
Assim chamada porque pertencia a um homem tão rico que o chamavam Congro, por este peixe ser considerado o maior do mar… 

“ O viajante guarda no lugar onde se guardam os afectos uma lagoa que, de tão bem guardada pela natureza, poucos há que a visitem.”*(1)

“Fica no fundo de uma cratera que parece ter sido desenhada a compasso.”*(1)




Marina e Praia

Praia Vinha da Areia

Marina de Vila Franca do Campo


Ilhéu de Vila Franca do Campo
Fazem-se travessias de barco para o Ilhéu, que tem uma praia no interior da antiga cratera.

Ilhéu



Recomendamos provar as queijadas, mesmo junto à marina, pode visitar-se a fábrica de Queijadas de Vila franca do Campo de O Morgado desde 1961.


Lagoa 
Água de Pau, a Vila onde se localiza Caloura, a zona balnear de excelência, pelo seu microclima.

Praia de Água de Alto


Miradouro do Pisão
Com vista sobre a zona balnear da Caloura.

Vista do miradouro do pisão




"No lado Sul da Ilha, junto ao porto de pesca artesanal da Caloura, a zona balnear que tomou o seu nome faz as delícias de todos os que pretendem desfrutar da frescura do mar em segurança. Rodeada por uma paisagem deslumbrante, esta pequena enseada possui também uma piscina natural de águas muito límpidas, uma das principais atracções turísticas do concelho de Lagoa."

Zona Balnear da Caloura

Praia Baixa da Areia


Dica do dia: Levar impermeável e andar sempre com ele, nunca se sabe quando pode começar a chover, mesmo que não haja nuvens, elas aparecem de repente e do nada...



Dia 6 - Ponta Delgada


Visita às plantações de Ananases em estufas de vidro. 
O ananás de S. Miguel é originário da América Central e do Sul, e foi introduzido na ilha em meados do século XIX, como planta ornamental. Na década de sessenta do século XIX iniciaram-se as primeiras explorações com carácter comercial. Pode também apreciar-se interessante uma coleção privada de peças em forma de ananás, em todo o tipo de materiais.


Estufa de ananases da Arruda Açores



Paragem no Jardim António Borgues para apreciar um dos mais antigos parques verdes da Cidade, que esteve abandonado por muitos anos, posteriormente adquirido pela Câmara Municiapa que o reabilitou.



Construções com túneis, torres e pontes em pedra vulcânica no parque António Borges

Árvore centenária e com raízes gigantescas no parque António Borges



Zona balnear do forno da cal
Como começou a chover mesmo na hora que íamos iniciar o nosso passeio pedonal por Ponta Delgada, tivemos de alterar os planos, percorremos toda a marginal e fomos a São Roque. Por aqui pode apreciar-se o Ilheu de São Roque, que na baixa mar se une a terra. E foi aqui em frente que almoçámos no restaurante Kais 20, o melhor que experimentámos na Ilha.
Zona Balnear do forno da cal


Da parte da tarde, lá rumamos ao centro de Ponta delgada, passamos nas Portas da cidade, na Praça do Município, percorremos parte da marginal até às Portas do mar e zona balnear.
Ainda uma paragem no Rei dos Queijos para umas compras de produtos locais, queijo, massa sovada, bolos levedos e vinho do Pico. 

Portas da Cidade





Marina de Ponta delgada



Zona balnear das Portas do Mar




Ponta Delgada vista das Portas do Mar


Dica do dia: Apesar de toda a pesquisa que fiz, e de chegar à conclusão que 5 dias chegavam para conhecer São Miguel (sem contar os dias das viagens), não chegaram, ou porque temos 3 crianças, ou porque queríamos ver todos os cantinhos da ilha, ou por outra qualquer razão...



Locais a não perder:

1-Lagoa das Sete cidades
2-Vista do Rei
3-Ponta da Ferraria
4-Lagoa de Santiago
5-Miradouro Pico do Carvão
6-Parque Ribeira dos Caldeirões (Cascata Véu da Noiva)
7-Miradouro Ponta do Sossego (Nordeste)
8-Lagoa das Furnas e fumarolas
9-Parque Terra Nostra
10-Poça da Dona Beija
11-Miradouro Pico do Ferro
12-Ribeira Grande
13-Plantações e Fábrica de chá Gorreana
14-Porto Formoso - Zona balnear
15-Caldeiras da Ribeira Grande
16-Lagoa do Fogo
17-Caldeira velha
18-Lagoa do Congro (Vila Franca do Campo)
19-Caloura - Zona balnear
20-Estufas de ananases
21-Portas da cidade
22-Portas do mar 



Ficou a vontade de voltar!

"As melhores viagens são aquelas que não acabam quando chegam ao fim!"*(1)

Ficou muito por ver, as localidades de Ribeira Quente, Povoação, Faial da Terra, umas quantas Lagoas e cascatas, e outros locais onde a visita merecia ser mais demorada, como as Sete cidades e as Furnas.



Ribeira quente

“O seu nome deve-se à Ribeira  dos tambores, que nasce na lagoa das furnas e ali desagua…  e que recebe a afluência de águas quentes…” *(1)


Povoação

“Por aqui terá desembarcado quem descobriu a ilha e quem primeiro a povoou.” *(1)


Faial da Terra

" ...pequena fajã que uma ribeira atravessa dividindo o povoado em duas partes. Voltando as costas ao mar, pode parecer que se está numa aldeia dos Alpes."*(1)





Percursos Pedestres 

“ Se pudesse percorrer-se o mundo andando a pé, esta seria a melhor maneira de o conhecer.”* (1)


Os percursos pedestres são uma das atrações nos Açores, e claro que São Miguel não é excepção, no entanto e por alguns dos percursos se encontrarem dentro do perímetro das reservas Florestais, é necessário pedir autorização prévia da Secretaria Regional dos Recursos Florestais em http://servicos.srrn.azores.gov.pt/

Há muitos e muito bem sinalizados(Não fizemos porque temos uma criança pequena), mas recomenda-se: 

  • Levar roupa e calçado confortável
  • Levar água e mantimentos
  • Permanecer nos percursos assinalados e delimitados
  • Não sair dos trilhos e não pisar plantas
  • Não percorrer os trilhos nos dias de mau tempo
  • Antes de iniciar um trilho consulte as previsões da meteorologia
  • Avise alguém sobre o percurso que vai fazer e não caminhe sozinho
  • Não apanhe plantas e não perturbe os ecossistemas  
  • Leve o lixo consigo, mantendo os percursos limpos 
  • Cuidado com os cães junto às pastagens de gado
  • Antes de iniciar um trilho, informe-se junto das autoridades responsáveis sobre as condições de segurança.






Bibliografia:

Mapa e Guia turísticos  de Açoriano Oriental (o mais antigo jornal português, fundado em 1835).
https://www.guiadacidade.pt/
Livro "São Miguel - Açores Natural" de Daniel de Sá

*(1) Passagens do livro “ São Miguel” Açores natural, de Veraçor Editores.




Todas as fotos da nossa autoria.

Mafalda Comba e companhia em 10 de Setembro 2017.

Comentários